terça-feira, 24 de abril de 2012

Peplum Dress

Gente nas minhas pesquisas diárias sobre novas tendências de moda, encontrei o Peplum. Vocês jáconheciam ou tinham ouvido falar???
                                             
Bom, confesso pra vocês que eu não conhecia e como promete ser super tendência do outono-inverno fiz uma pesquisa sobre o que achei mais interessante pra publicar aqui pra vocês. 

Pra começar... o que é Peplum? 

O Peplum é uma aplicação de volume extra nas peças de roupa, normalmente na forma de babadinhos, na região entre os quadris e a cintura. Essa super tendência promete definir a silhueta da mulherada deixando-a mais fininha, como antigamente, daí o termo ao qual vem ligado – LadyLike!

Esse estilo foi muito usado nas décadas de 40 e 50 e quem criou e lançou esta tendência foi Christian Dior.


Mais de onde vem esse termo? 
O Peplum tem uma história bem antiga. O “Peplos” que deu origem ao termo peplum eram um tipo de vestimenta usada pelas gregas na antiguidade. Era composto por uma única túnica, que tinha seu topo dobrado ao avesso, deixado pendente sobre o corpo e preso na cintura, dando a impressão geral da roupa ser compostas por duas peças, quando na verdade se tratava somente de uma única túnica dobrada. Depois o modelo foi característico dos vestidos do século XIX, sinônimo de elegância nos anos 40 e tendência nos anos 80. 

                                       
Como na moda tudo que vai sempre volta, o Peplum, que por muito tempo permaneceu esquecido, retorna com força total neste inverno, numa releitura mais discreta e elegante. Ele retorna como uma “sainha” que abre na blusa depois da cintura até o quadril, formando um babado, mas ele pode vir também em saias e vestidos, jaquetas, casacos e até nos vestidos de festa. 




























                                                                                        
A peça é ideal para quem tem quadril fino, pois o babado aumenta o volume da região. Para quem tem quadril mais largo, basta redobrar a atenção e investir em babados mais discretos. São inúmeras as formas de usar e combinar. Para não errar, a dica é: escolha um modelo que combine com seu estilo e que se adeque à largura de seu quadril. Se você não tem pouco quadril, é melhor não aderir aos babados, eles acrescentam volume justamente, aonde você precisa esconder. 
                                          
                                               
                                 
Dica: a melhor combinação é aquela, feita com peças mais sequinhas, assim cria mais harmonia ao conjunto.

Das grandes marcas, como: Alexander McQueen, Givenchy, Burberry, Lanvin às grandes atrizes e trendsetters, como: Michelle Willians, Blake Lively, OLivia Palermo, Giovanna Battaglia, Emma Watson,  Fernanda Lima, todas já aderiram ao icônico clássico dos anos 40, eternizado pelo mestre Christian Dior. 
                                   

                                   

A cintura pode vir marcada por um cinto da mesma cor do vestido, acrescentando brilhos ou não, ou por um cinto diferente.

 Também pode não haver faixa nem cinto como no caso da Scarlett J. em que o próprio vestido define a silhueta. 
                                  
Onde encontrar: A marca Espaço Fashion fez uma coleção exclusiva pra C&A e pelas minhas pesquisas tem dois modelitos Peplum, dá pra correr e garimpar uma loja.
                                     
                                    


                                    

Mais inspiração...






3 comentários:

Viviam Borre disse...

Conhecer eu conhecia...só não posso usar! Não é uma área do meu corpo para a qual eu queira chamar a atenção...rsrsrs

Anônimo disse...

Céus!!! Estava procurando feito doida a história completa do peplum/basque...rs Terminei minha pesquisa a pouco e aí... achei o blog de vocês com TUDO ... fala sério!..rs..rs

Adorei a matéria, principalmente por ela trazer a real origem dessa peça.

Cristina Aguiar (Oi Vivi!!)..rs

Viviam Borre disse...

Oi Cris!!! rsrs. Que bom que tá acompanhando o blog. Bjos =]