Recebi um email do meu amigo Emerson (Sempre me mandando coisas boas...) com fotos da "Rua mais bonita do mundo".Trata-se da Rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre, que foi decretada como Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre, em 2006.
Não sei se é a mais bonita do mundo, porque afinal não conheço lhufas, mas com certeza é deslumbrante!
O legal é que se você jogar no Google a tag "rua mais bonita do mundo" ou "Ruas Bonitas" aparece a própria!
Lógico que esse reconhecimento não veio de graça. A associação Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho foi criada quando foi noticiado que um grande edifício-garagem seria construído.
Haeni Ficht, dentista, morador da Rua Gonçalo de Carvalho, subsíndico do edifício Ado Malagoli, era vizinho da área onde seria construída a garagem. Ele tomou a decisão de fazer algo para denunciar o que estava para acontecer. Falou com os vizinhos, procurou maiores informações e logo juntou um pequeno grupo disposto a não se omitir.
Os adversários eram poderosos. A obra seria construída no terreno de um Shopping Center, o proprietário do terreno era também dono (na época) de tradicional grupo jornalístico e ainda por cima, o estacionamento faria parte da construção da sede própria de um dos maiores orgulhos do Rio Grande: OSPA – Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Lutaram como puderam: divulgaram na internet, porta a porta...muitos se recusavam por achar constrangedor ir contra a OSPA. Falavam que era uma luta perdida. A associação e seus simpatizantes eram chamados de inimigos da cultura e do progresso. Sofreram até ameaças de agressão.
Mas com a comoção popular, o direito do cidadão foi ouvido, e veio a vitória! E a Rua Gonçalo de Carvalho foi tombada!
Infelizmente Haeni Ficht morreu antes de ver a vitória de sua rua. Mas ele servirá de exemplo sempre que alguém pensar: "Não basta querer um mundo melhor, a gente tem é que fazer!"
Trechos retirados do blog goncalodecarvalho.blogspot.com .









