segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Animais idosos...


Incrível o trabalho da fotógrafa  Isa Leshko intitulado Elderly Animals (Animais Idosos).

Vemos fotos e vídeos todos os dias na internet com animais fazendo gracinhas e poses. Mas são sempre filhotes fofos. 

Eu também acho lindo, lógico, mas essas fotos dos animais em sua reta final da vida me enterneceu...ela conseguiu retratá-los com a dignidade que merecem e nos fez pensar sobre a efemeridade da vida. Ninguém escapa da velhice. Se escapar vai ser por outro motivo...

Segundo Isa o trabalho foi a maneira que encontrou de lidar com o próprio medo da velhice e com a sua mãe, que tem Alzheimer. “Minha avó materna também tinha demência. E eu estava morrendo de medo de desenvolver a mesma doença. Esse projeto foi um meio para eu mergulhar nesse medo, tentar entendê-lo melhor e fazer as pazes com o envelhecimento”, disse Isa ao New York Times.

A ideia do ensaio surgiu quando Isa visitou parentes em um sítio em Nova Jersey e viu Petey, um cavalo cego de 35 anos de idade. Isa conta que ficou hipnotizada pela imagem daquele animal e começou a fotografá-lo. Depois, fez imagens de outros bichos idosos. Um galo, outro cavalo, um cachorro, um casal de ovelhas.

Vários dos animais, segundo Isa, tinham sido maltratados, pareciam cansados. Outros pareciam calmos.  E, alguns, olharam desafiantes para a câmera. Em muitos momentos, ela conta que foi preciso conter as lágrimas. Como quando tirou fotos do galo sem idade definida cujas asas, sem penas, expunham os ossos. Mas mostrar a decrepitude não era a intenção de Isa. Ela queria, em suas palavras, ”ter a certeza de honrar [com as imagens] a experiência do animal”.


















Nenhum comentário: