quinta-feira, 2 de junho de 2011

Exposição fotográfica sobre os Carrinheiros de Vitória

Personagens expressivos e fortes, com suas carroças e seus rostos suados pela força, que andam pelas ruas de Vitória. Jardim da penha, Mata da Praia, Praia do Canto e bairros ao redor. São eles os protagonistas da Mostra Fotográfica Carrinheiros, do fotógrafo Adriano Horta, que tem o apoio da Lei Rubem Braga de Incentivo à Cultura e curadoria de Elizabeth Nader.

As fotos estarão expostas para o público deste sábado (04) até o dia 2 de julho, de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h, e, aos sábado, de 9h às 12h. A data para a realização da mostra não é aleatória. Neste domingo (05), comemora-se o Dia do Meio Ambiente, e, no dia 30 do mesmo mês, é o Dia do Carroceiro (carrinheiro).

O ensaio surgiu das observações do dia a dia do fotógrafo. "Tenho por natureza observar tudo o que esta ao meu redor. Foi quando parei um pouco e pensei sobre o que eles fazem e a importância do trabalho que realizam para o bem da sociedade e do meio ambiente. E mesmo com uma função de tamanha importância, a ausência de respeito é maior do que a conscientização. A partir daí, resolvi conhecer um pouco mais do dia a dia destes personagens", conta Adriano Horta.

Antes de dar o primeiro clique, foi preciso ganhar o respeito do carroceiro que o artista queria retratar. Esta relação entre fotógrafo e fotografado era fundamental para que o trabalho se aproximasse ao máximo da verdade. "Foram eles que me escolheram. Deixei de fotografar vários carrinheiros por não sentir um conforto por parte deles. Não permitiram que eu os conhecesse e isso foi respeitado", revela.
 
"As fotos escolhidas para a mostra procuram, de forma sutil, porém direta, reacender a sensibilidade e a consciência que o dia a dia nos faz perder. Não tenho nenhuma pretensão de chocar ninguém com minhas fotos. Gostaria apenas que as pessoas as observassem e as gravassem na memória, para que elas voltem à consciência do que é normal e do que é inadmissível", destaca.

Mostra Fotográfica Carrinheiros
Quando:
4 de junho a 2 de julho. De segunda a sexta-feira, de 9h às 18h; e aos sábado, de 9h às 12h.
Onde: Aliança Francesa. Rua Alaôr Queiroz de Araújo, 200, Enseada do Suá.
Informações: (27) 3345-1498.
Entrada gratuita.
Fonte: www.vitoria.es.gov.br

Nenhum comentário: