quinta-feira, 16 de junho de 2011

SPFW Verão 2012 - 3º dia

Como diz minha amiga Adri - "Só amor pela coleção da Cavalera"!

A Cavalera apresentou sua coleção ao ar livre em uma alameda do Parque do Ibirapuera homenageando a cultura mexicana. Simulando uma procissão do Dia de Los Muertos, os modelos desfilaram acompanhados de esqueletos dançantes e ao som de música mexicana.

Inspirada também na pintora Frida Kahlo e na cultura mexicana, a coleção trouxe peças estampadas com caveiras e figuras do rock, sem deixar de lado a águia, símbolo da marca, que veio transformada em esqueleto e em versões lavadas misturadas com flores.

E, nesse cenário, as roupas pareciam até ficar em segundo plano, não fosse a profusão de cores chamando a atenção de volta para a passarela.Vestidos curtos e transparentes dividiram espaço com batas mais amplas e calças boca-de-sino. Destaque para os vestidos bordados em paetê com estampas de flores. A alfaiataria foi revisitada e apareceu bem do jeitão Cavalera: descontraída, em tecidos rústicos que compunham blazers e coletes. Numa coleção perfeita para quem gosta de cor – muita cor – há também espaço para o preto, off-white e tons pastel.  





Para o verão 2012, Gloria Coelho preparou uma coleção cheia de peças de corte reto, feitas de couro em tiras, costuradas sobre bases coloridas de azul, laranja e amarelo. Os vestidos feitos de quadrados e retângulos plastificados apareceram nas cores bege, preto, vermelho e branco.

As túnicas estampadas com imagens dos signos do zodíaco, feitas de couro recortado, também marcaram o desfile.

As tramas de plástico sobre tules, a malha de cristal, os babados feitos de tecido e tiras de couro e as peças de couro vazado por cima de malha de metal também merecem destaque na coleção, que manteve a sobriedade e a identidade comum às produções de Gloria Coelho.

O designer Mario Queiroz volta às passarelas do SPFW, trazendo nesta temporada peças femininas, além da tradicional linha masculina. O mote do verão 2012 é a metrópole, vista sob uma ótica minimalista. Preto, branco, cinza, chumbo e metalizados formam a cartela de cores, numa referência às máquinas e aos primeiros anos do cinema.

A linha feminina namora com o guarda-roupa masculino, sóbria e clássica, perfumada pelos anos 30. Destaque para os casacos/blusas amplos e confortáveis, com calças mais próximas ao corpo.
  
O verão da grife Huis Clos, assinada pela estilista Sara Kawasaki, é para lá de chique e sem exageros, com roupas construídas a partir de retângulos e losangos, carregando franjas e fechamentos de rebites metálicos, numa cartela de cores enxuta em azul-índigo, castanho, cinza e rosê.

As formas são longas ou bem curtas, dirigindo o olhar para o volume de mangas e ombros. Extremamente bem executados, os grafismos remetem às estampas e são construídos por meio de recortes geométricos, em materiais como linho, cetim, náilon tecno e malha de algodão. Jás as calças, são leves, com volumes nos quadris e mais curtas.


Oskar Metsavaht revisitou a influência africana e fez um tributo à estética negra. Na passarela, traduziu o conceito em peças amplas com formas simples, limpas e puras. 

A identidade da marca é evidenciada nas modelagens mais arredondadas nas costas, que servem como estrutura para tops, vestidos e macacões. Essas peças, aliás, ganham peso com o uso de tecidos mais rústicos feitos com materiais como linho, tricô de ráfia e palha de seda, mesclando com neoprene, nylon e tricôs com fios de metal. 

Por outro lado, a leveza da seda e da malha de algodão surge nos vestidos mais fluidos. O foco da coleção, porém, está nas releituras dos longos chemisiês e na alfaitaria chic e despretensiosa. Tons de roxo, vermelho e verde criaram intressantes pontos de luz num desfile onde predominaram o branco, o off-white, o preto e o dourado. Destaque também para as estampas, com imagens tribais e geométricas, e para os acessórios feitos em metal que deram brilho e bossa aos looks carregados de tempero e originalidade.

Um dos desfiles mais aguardados pelo público graças à presença de Alessandra Ambrósio e Ashton Kutcher, a Colcci fechou o terceiro dia de SPFW Verão 2012 com o astral lá no alto – ao entrar na passarela, o casal foi super aplaudido pela plateia, que relevou a demora para o início da apresentação.

Os jeans masculinos foram apresentados com a barra dobrada; os paletós larguinhos surgiram com as mangas arregaçadas sobre camisas de cores contrastantes; e cordões neon foram usados como cintos. Para as meninas, looks coloridos com muitas listras, poás e desfiados estratégicos nos microshorts jeans. Destoando da cartela colorida – mas de uma maneira positiva – estava Vivi Orth em um conjunto branco quase-homenagem a Bianca Jagger. Igualmente inspiradas nos anos 1970, vieram as jardineiras jeans, as calças de cintura alta e as pernas bem amplas em todo o comprimento, não só na barra. Esperemos que a coleção que vai para as lojas reflita a atmosfera cool da passarela.



















*Compilação dos melhores comentários e reportagens de cobertura do SPFW Verão 2012.

**Fontes: gnt.globo.com, mdemulher.abril.com.brmoda.ig.com.br, modaspot.abril.com.br

Nenhum comentário: