sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pérolas


Depois que escrevi sobre o estilo Lady Like fiquei pensando nos acessórios...e lembrei das pérolas!



Quer dar um toque de glamour e atualidade ao seu look? Basta investir nas nossas velhas conhecidas: as pérolas! Desde a década de 20, quando Coco Chanel usava voltas e voltas de pérolas enroladas no pescoço, passando pela diva Madonna nos anos 80 e reavivadas pela mega-estilosa Carrie (Sarah Jessica Parker – Sex and the City), elas vão e voltam, sempre reinventadas.



Breve história sobre as pérolas.



As pérolas são dos materiais de gema que mais cedo foram utilizados para adorno pessoal. Os escritos mais antigos que mencionam pérolas datam de cerca de 2000 anos a.C.






A exagerada procura de pérolas e a poluição levou ao quase esgotamento deste recurso por todo o mundo. Embora atualmente o mercado das pérolas esteja baseado quase exclusivamente em pérolas de cultura, em alguns países ainda há procura de pérolas naturais, como por exemplo em Bahrein, Dubai, Tailândia, Myanmar (antiga Birmânia) e Sri-Lanka.





A atual palavra pérola vem do latim pirla, diminutivo de pira, em alusão à forma alongada das pérolas dos pendentes. Para os Romanos a pérola era um símbolo do amor e chamavam-lhe margarita.



Ok...



Quem não tem um colar de pérolas no armário? Pode ser um cordão simples e curto ou comprido e de várias voltas, o que vale é a peça ser um grande coringa na hora de montar o look.





Os colares curtos e gargantilhas são mais românticos e conservadores, remetem às boas moças dos anos 50 e ao glamour da década. Vão bem com vestidos de dia e de noite mas apresentam algumas restrições: não devem ser usados por quem está acima do peso ou tem pescoço grosso, sem falar que podem “envelhecer”. Para as mais jovens estão liberados!





Já os compridos, de pelo menos 2 voltas, são os mais usados atualmente e possibilitam combinações mais ousadas. Funcionam para todas as idades e tipos físicos e dão um up à qualquer produção básica. Só tome cuidado para o colar não ultrapassar a altura do umbigo e não o use por cima de blusas com volumes no peito, para não ter um efeito “engordativo”.



Outra vantagem das pérolas é que elas combinam com todos os tipos de mulheres e para todos os, e por isto é chamada de peça universal. Dá para misturar as pérolas com laços, correntes, plumas, fitas, pedra e até jeans. Depende só da sua imaginação para aproveitar o efeito das pérolas no seu look.




Pérolas podem ser usadas de várias formas: nos brincos, colares, pulseiras e até adereços para cabelo. Mas elas também tem aparecido em detalhes nos sapatos, sandálias, bolsas, cintos e roupas. Você pode usar pérolas grandes verdadeiras misturadas com falsas para dar volume, mas tome muito cuidado com as proporções.




Eu tenho um de vááárias voltas, mas quando preciso de um mais clássico apelo para o da minha mãe! Os dois são fakes, infelizmente (risos). Mas são, definitivamente, atemporais e agregadores de sofisticação ao look!





Cuidados.


Qualquer peça precisa de cuidados para estar sempre linda e conservada. As pérolas também são assim. Deve-se evitar contato direto com produtos químicos e perfumes, porque elas são muito porosas e pode absorvê-los. Então evite contato direto com estes produtos e deixe sempre a peça com pérola para depois de passar o perfume. Já para manter o brilho e cor das pérolas use apenas água corrente e depois seque com uma flanela ou pano delicado e seco.



Para evitar que o colar arrebente, você pode tocar também os fios em alguns anos. E, por último, não misture suas pérolas com peças de metal, porque podem arranhar. Coloque-as em saquinhos ou caixinhas separados das outras joias e bijuterias.





































Nenhum comentário: