quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festival Glastonbury - Inglaterra

Já que estamos no rítmo dos festivais vamos aproveitar pra falar do Festival Glastonbury, maior festival de música do mundo, que em meio a chuva e muita lama, encerrou sua 41ª edição neste final de semana. Em três dias, cerca de duas mil bandas se apresentaram em dezenas de palcos espalhados em uma fazenda de 900 acres no sudoeste da Inglaterra.
O Glastonbury começou em 1970, com a presença de 1.500 pessoas. Neste ano, os cerca de 180 mil ingressos acabaram em quatro horas e sem todo o line up estar completamente divulgado. A música é o principal foco do festival, mas atrações não-musicais fazem parte do evento, com atrações voltadas para artes em geral. Um espaço é dedicado às crianças, com parques e atrações musicais infantis.
As principais atrações deste anos foram as bandas Coldplay, U2 e a cantora Beyoncé. Embora veteranos com 35 anos de carreira, o U2 tocou no palco do Glastonbury pela primeira vez. Depois do show, o vocalista Bono Vox declarou que ficou nervoso a ponto de acreditar que iria vomitar no palco. Duas bandas fizeram performances surpresas, o Radiohead e os veteranos do Pulp. Se apresentaram também outros vários nomes da música internacional. Entre veteranos e revelações estavam o bluesman B.B. King, o cantor Morrissey, os grupos Metronomy, Primal Scream, Friendy Fires, Kaiser Chiefs, Queens of The Stone Age e as cantoras Lykke Li e Jesse J, que cantou com a perna engessada.
A próxima edição do festival acontece apenas em 2013, dando um ano de folga para os organizadores, alegando que graças a realização das Olimpíadas de Londres, a oferta de seguranças e banheiros públicos será baixa na Inglaterra, o que prejudicaria o evento.


















Nenhum comentário: