quinta-feira, 9 de junho de 2011

Como usar Sobreposição????

O uso de sobreposições no mundo da moda não é nenhuma novidade. Esta pratica fashion existe e resiste há muito tempo, principalmente em épocas de frio. Misturar peças, sobrepondo-as com harmonia e bom gosto é capaz de fazer verdadeiros milagres em um look. Eu adoro!
Como Usar?
O uso de sobreposições dá muita versatilidade para qualquer guarda-roupa. Talvez você tenha várias peças em seu armário que nunca tenha pensado em misturar, mas que ficariam ótimas juntas. Dê uma olhadinha e veja o que pode ser usado. A melhor maneira é experimentar na frente de um espelho;
Nas cores da moda inverno 2011 vimos muitos tons neutros e alguns vermelhos, laranjas, azuis e verdes. Tente experimentar uma composição de tons neutros pontuada com um vermelho, por exemplo, usando sobreposições.
Para quem vive em cidades que tendem a alcançar baixas temperaturas durante o inverno às sobreposições são perfeitas, já que aquecem e usando a criatividade podem gerar looks divinos;
Misturar texturas e pesos (tecidos leves com tecidos pesados) usando sobreposições será a grande proposta de moda no inverno 2011;
Para quem vive em cidades que tendem a manter temperaturas altas mesmo durante o inverno, as sobreposições podem ser usadas com muitas transparências e rendas. Quem esta acima do peso deve ter cuidado com o volume na hora de compor seu look com sobreposições;

A graça da sobreposição tripla é coordenar peças igualmente bacanas e colaborativas com a interessância do resultado final do look. Não tem tanta graça usar camisetinha básica branca ou segunda pele, por exemplo – a sobreposição tripla não serve só pra aquecer, mas especialmente pra enfeitar! Muito mais legal é coordenar estampas, cores, texturas, comprimentos, alturas de mangas, formatos demgolas e decotes. Lembrando que camada serve pra ser tirada e vestida de novo ao longo do dia, na medida da mudança de temperatura. Então tudo na coordenação pode ser igualmente importante e valioso!

Única ressalva para a sobreposição tripla é que ela pode fazer a gente parecer mais cheia na parte de cima – quanto mais camadas, mais a gente pode parecer inflada, não tem muito jeito. Sacada boa é sobrepor tecidos finos (alô camisas de seda!) e deixar sempre a última peça da coordenação abertinha na frente (tipo paletó, casaqueto ou jaqueta), pra que o vão vertical que as duas abas formam ao longo do tronco se encarreguem de simular uma cintura mais fininha.


Pensa que sobrepor não significa (só) acrescentar casaco, ou usar uma blusa sobre a outra. Sobrepoisções são exercícios de estilo que a gente faz quando cria camadas no look. E camada pode ser criada com acessórios, com coletes, com golas, com meias, com lenços, com lingerie até. Coordenar peças além da calça e da camiseta – incluindo volumes, proporções, comprimentos, texturas e estampas – é maneira quase infinita de aperfeiçoar o olhar estético, da gente pra gente mesma. É experimentando criar essas camadas que a gente treina sensação de profundidade, conhece mais e mais a própria silhueta, acrescenta interessância e ‘elementos-surpresa’ no visual. Criar sobreposições é exercitar o amor pela moda, todo dia em toda ocasião.
Dicas de sobreposições
Estampas
Misturar estampas pede ousadia, mas também cuidado. A chave do sucesso é atentar para a combinação das cores entre as diferentes estampas, ou então brincar com variações sobre um mesmo tema. Outro tiro certo é casar listras com flores, e o resultado fica superfeminino.
Para quem faz uma linha mais atrevida, a sugestão de Carla Gaspar e Karen Tognato, da marca Carmelitas, é apostar na coordenação de floral com estampa de bicho. As tradicionais bolinhas, ou poás, funcionam com padronagens de bicho ou de flor.
Texturas
Vale tudo nesse jogo de combinações que resulta em um visual sutil e refinado. As estilistas Paula Raia e Fernanda de Goeye, da grife Raia de Goeye, sugerem usar as peças mais finas e delicadas próximas ao corpo, e as de materiais mais duros e encorpados por cima. Já as estilistas da Carmelitas recomendam apostar em uma só roupa bem texturizada, para mesclar com peças mais básicas. Uma t-shirt de tule, por exemplo, faz bela parceria com uma regata de algodão por cima. E essa mesma t-shirt dá um toque diferente a um vestido de festa, se usada por baixo dele.
Cores
Dá para fazer a festa sobrepondo cores. Mas a escolha errada dos tons pode arruinar até o mais caprichado dos looks. Então, quanto menor a salada, principalmente de cores berrantes, maiores as chances de não sair de casa com cara de quem vai dançar frevo. O branco, preto, cinza, camelo são coringas nas sobreposições ou jogar com as tonalidades diferentes das mesmas cores. Para não ficar com o visual carregado, complete a produção com sapato ou sandália neutros, de um tom que se confunda com o da pele.
Preços
A moda é para todas. Ao sobrepor com criatividade roupas de preços acessíveis, você pode montar um visual chique, descolado e atual. Outra idéia é comprar uma única peça cara, de grife badalada, para ''levantar'' uma produção recheada com outras bem baratinhas. Nesse caso, prefira algo de grande efeito, porém clássico e atemporal, que vai morar em seu guarda-roupa anos a fio. Nada de torrar dinheiro com ''modinha'' ou peças superbásicas, como t-shirts e regatas.
A sobreposição é uma brincadeira para quem gosta de fazer sua própria moda e tem coragem de exibir um visual audacioso e com personalidade. Não há limite para a imaginação nem para o número de peças que se vai usar, só depende do seu bom gosto e ousadia.

Vamos sobrepor????











Nenhum comentário: