segunda-feira, 18 de abril de 2011

Rio – animação é campeã de bilheteria nos mercados internacionais

A animação Rio vem encantando o mundo. Tá certo que a produção é norte-americana (afinal quem pagou as contas foi a Fox, que ainda exigiu a presença de talento local : Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Jamie Foxx, etc), mas a concepção, seu desenho de base e todo o controle de sua narrativa são de um brasileiro que faz parte dessa vasta migração de talento: Carlos Saldanha, que pensou, com carinho, em elementos de nossa cultura e paisagem.


Confesso que até o presente momento, mesmo com toda a euforia em torno do seu lançamento, como a presença da Anne Hathaway (atriz que adooooro!!!) no Brasil, ainda não tinha me empolgado tanto para ir ao cinema conferir de perto a produção.


Mas hoje recebi um email da minha irmã, Elen, que está morando em São Luis/MA, parabenizando a idéia do blog e também dando a sugestão de fazermos um post sobre Rio. Segundo ela, a animação está bombando na Europa. Ela que acabou de chegar de lá, disse que os outdoor de propaganda do desenho são enormes e estão espalhados por toda parte (Berlim, Paris, Amsterdam, etc) e que é o assunto do momento, principalmente por que o responsável pela terceira dimensão (3D) do filme é um brasileiro.


Dizem que o filme, além de retratar as paisagens naturais da cidade maravilhosa também não ignora os problemas – a pobreza, as favelas, o menino de rua, os contrabandistas de animais silvestres combinada com a delicadeza de saber como mostrá-los para platéias infantis. Toda essa combinação está atraindo ainda mais turistas com sede de conhecer a tão propagada cidade do Rio de Janeiro.


Bom... confesso que fiquei interessada em conferir de perto essa produção, e, tirar minhas próprias conclusões sobre essa animação em 3D que está levando mais uma vez a imagem do Brasil para os mercados internacionais.

Nenhum comentário: