domingo, 10 de julho de 2011

Cordel Encantado - Brasilidade de encher os olhos


Muito interessante quando lemos algo que alguém escreveu, que parece que fomos nós, por replicar com exatidão alguma opinião ou impressão que temos. Eu sou uma pessoa que assiste muito pouco televisão, muito menos novelas, não por não gostar, mas é que o tempo é tão curto para tantas tarefas que não sobra espaço para a TV. Mas, atualmente estou seguindo fielmente a novela Cordel Encantado que me causou tamanho encantamento que não consigo perder nenhum capítulo. Vasculhando alguns blogs encontrei por acaso uma matéria que descreveu exatamente o que vinha compartilhando com algumas pessoas sobre o que eu achava desse folhetim. Por isso vou postar aqui.
“Cordel Encantado” vale pelo figurino – Num enredo que é meio fábula, meio conto de fadas, as personagens tem aparência “super nossa” e misturam (nos seus looks) brasilidades nada convencionais, mas muito autênticas. Visual construído com liberdade (alô fábula!) e muita imaginação (alô conto de fadas!), que valoriza a cultura do ambiente que cada personagem frequenta e também suas personalidades. As figurinistas fizeram pesquisas individuais para cada personagem, e isso envolveu conhecer os pormenores das roupas da realeza russa e até de samurais (por exemplo). Toda info pesquisada foi então repensada com cara e materiais brasileiros – e tudo, absolutamente tudo que a gente vê na novela foi produzido na/pela rede Globo de maneira artesanal. Elas mesmas explicam que houve ocasião em que foi preciso ir até um ferro-velho buscar metal para compor uma gola (!!!), que bordadeiras misturam madeira e côco aos tecidos dos vestidos, e que viagens mil foram necessárias para identificar e inserir elementos regionais-regionalíssimos na criação das roupas: o figurino tá todo cheio de couros, rendas de bilro, renascença e filé, linhão, pedrarias, juta, algodões rústicos, tecidos e bordados do norte do país e mais.
Até o núcleo da realeza, que é de nacionalidade européia, desfila sutilezas nacionais nas suas roupas mais luxuosas. A rainha Helena e a duquesa Úrsula já apareceram usando mangas de tressê de palha e bordados super caracteristicos do nordeste, por exemplo. Doralice, a advogada, usa saiões de couro em tons escuros com camisas brancas (bem lindas!) de vários modelos. Penélope, jornalista, que sempre tá com uma ou outra peça masculina – mas com um toque meio safári-tropical todo original.
Os cangaceiros da novela também são maravilhosos. Jesuíno, personagem do Cauã Raymond (e que personagem!!! ui!), usou dias atrás um colete de crochê que parecia feito da mesma trama dos tapetes de cozinha, imagina! O núcleo mais humilde da novela é o que mais usa rendas, principalmente as que enfeitam panos de prato e toalhas de mesa, sabe? O resultado todo é super, SUPER interessante de se ver – com esses olhos da moda! Fora a trama que é muito envolvente... puro conto de fadas com pitadas de brasilidades!

Fonte: http://oficinadeestilo.uol.com.br/blog/

Nenhum comentário: